Leandro Karam

Roda de conversa para o Desenvolvimento da Serra dos Tapes-RS

  • Posted 2 meses ago
  • Eventos

Este encontro é uma retomada do contato e articulações entre os diversos atores da economia agroecológica da região da Serra dos Tapes, onde municípios como zona rural de Pelotas, Canguçu, Morro Redondo e Arroio do Padre estão inseridos.

As falas de abertura da conversa, Pedro Menezes, diretor de Áreas Protegidas (Ministéio do Meio Ambiente), e Daniel Guth (Aliança Bikes e Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso – @redetrilhas) irão apresentar o cenário nacional das políticas públicas interministeriais voltadas ao desenvolvimento sustentável de territórios. Em seguida, conferencistas locais irão apresentar panoramas diversos sobre realidades e potencialidades de desenvolvimento territorial no contexto agroecológico.

A conversa tem como assuntos principais, a agroecologia no contexto dos patrimônios materiais e imateriais, oportunidades de comércio e logística de produtos agroecológicos da agricultura familiar e comunidades indígenas e quilombolas da Serra dos Tapes, além de trazer uma agenda de eventos e atividades previstas para 2024.

A roda de conversa acontecerá no dia 14 de março a partir das 16h no Armazém do Campo, rua Padre Anchieta, 1212 esquina rua 3 de maio – centro de Pelotas. A participação de Pedro Menezes e Daniel Guth será de forma remota.

Convidados locais e assuntos abordados:

  • João Carlos Costa Gomes (EEC/Embrapa)
    Assunto: Agroecologia e Bem viver na Serra dos Tapes-RS
  • Lúcio André Fernandes (UFPel)
    Assunto: Desenvolvimento Territorial na Serra dos Tapes-RS
  • Luciana de C. N. Costa (UFPel)
    Assunto: Patrimônio material e imaterial da Serra dos Tapes
  • Leandro Karam (Pedal Curticeira)
    Assunto: Circuito Serra dos Tapes-RS de Cicloturismo & MTB 2024
  • Diego Gonçalves (Armazém do Campo)
    Assunto: O mercado e redes comerciais de agroecológicos na Serra dos Tapes-RS

Informações pelo telefone (53)98138-8033 e no perfil @serradostapes