Regulamento 3º Desafio Serra dos Tapes-RS

/, Pelotas, Sem categoria/Regulamento 3º Desafio Serra dos Tapes-RS

Regulamento 3º Desafio Serra dos Tapes-RS

O Desafio Serra dos Tapes – RS é um evento promovido pela equipe gestora do Projeto Via Ecológica e realizado na região da Serra dos Tapes-RS, no interior dos municípios de Pelotas e Morro Redondo.

O evento que será realizado dia 9 de dezembro de 2018 está se consolidando entre ciclistas da Zona Sul do Estado e hoje atrai novos olhares de ciclistas de outras regiões, assim como de países vizinhos, como o Uruguai.

O objetivo do evento é integrar pessoas do meio rural e urbano promovendo atividades ao ar livre que inspirem relações de harmonia entre sociedade e meio ambiente.

Entre as novidades desta 3ª edição, damos destaque à modalidade trekking (a pé), para quem quer se desafiar em caminhada ou corrida na colônia com 2 opções de percursos, Curta e Longa distância, de 6 e 11 quilômetros, respectivamente.

Além disso, desta vez o local de concentração será a Comunidade Nº Sº do Bonfim, um local amplo com área verde a 250 metros do Trevo da Cascata (Pelotas), onde serão oferecidas diversas atividades para quem quiser passar o dia em meio a natureza curtindo o melhor de nossa cultura colonial.

REGULAMENTO DO 3º DESAFIO SERRA DOS TAPES-RS

1. Modalidades e Categorias
a. MTB INICIANTE: Os ciclistas deverão pedalar a distância de 20km com aproximados 500 metros de ascensão acumulada, dentro do limite máximo de 6 horas.
b. MTB ESPORTE: Os ciclistas deverão pedalar a distância de 74km com aproximados 1.500 metros de ascensão acumulada, dentro do limite máximo de 10 horas.
c. MTB PRO: Os ciclistas deverão pedalar a distância de 115km com aproximados 2.900 metros de ascensão acumulada, dentro do limite máximo de 12 horas.
d. TREKKING/CURTO: Os caminhadores/corredores deverão percorrer a distância de 6km com aproximados 180 metros de ascensão acumulada, dentro do limite máximo de 3 horas.
e. TREKKING/LONGO: Os caminhadores/corredores deverão percorrer a distância de 11km com aproximados 280 metros de ascensão acumulada, dentro do limite máximo de 5 horas.

2. Pontos de Acolhida (PA’s) e de Hidratação (PH’s):
    a. MTB – Categoria Iniciante: O percurso da Categoria Iniciante segue o mesmo que as demais categorias de MTB SOMENTE até o KM 10,5 onde haverá Ponto de Hidratação (água/frutas). Outro Ponto de Hidratação estará localizado no KM 17 do percurso.
    b. MTB – Categorias Esporte/Pro: Haverá um Ponto de Hidratação no KM 10,5. A partir daqui, os pontos de Acolhida/Hidratação serão os empreendimentos parceiros da Via Ecológica. Sendo eles os seguintes, nas respectivas distâncias:
i. Quilômetro 17: Recanto Negrinho do Pastoreio;
  ii. Quilômetro 28,5: Sítio Amoreza;
iii. Quilômetro 35: Hotel Fiss;
iv. Quilômetro 52: Café Paiol;
v. Quilômetro 67: Colonial Fungi;
vi. Quilômetro 74: Propriedade Agroflorestal Schiavon – PAS¹;
vii. Quilômetro 81: Casa Gruppelli;
viii. Quilômetro 93: Ponto de Hidratação e Carimbo do passaporte ao final da Trilha do Quilombo;
ix. Quilômetro 104,5: Recanto Colonial.

        ¹ PAS – Ponto Final da Categoria ESPORTE. A partir daqui, seguem somente ciclistas da Categoria Pro. Ao final do tempo limite determinado para a categoria Esporte a organização do evento disponibilizará transporte para ciclistas e suas bikes de volta ao local de concentração do evento, na Comunidade Nº Sº do Bonfim (Cascata).

    c. Trekking (categorias 6 e 11km): A cada aproximados 3 quilômetros haverá um Ponto de Hidratação (PH) e Carimbo do Passaporte, onde o participante será abastecido de água e frutas (banana/maçã).

3. Sinalização:
a. MTB: Para todas as categorias de MTB, a sinalização se dará por bandeirolas nas cores amarela, vermelha e verde, além de sinalização horizontal complementar feita com cal e as placas de sinalização do roteiro da Via Ecológica. Os significados das cores das bandeirolas são os seguintes:
i. Bandeirola AMARELA: Sinalização de CONFIRMAÇÃO do percurso, indicando que o ciclista está no caminho certo;
ii. Bandeirola VERMELHA: Sinalização de PERIGO / ALTO RISCO, onde os ciclistas deverão desacelerar para sua própria segurança. Além disso, para as categorias Esporte e Pro, as bandeirolas vermelhas no KM 58,5 indicam necessidade de PARAR e DESMONTAR da bicicleta para atravessar a BR-392 em segurança, sob pena de NÃO HOMOLOGAÇÃO (desclassificação) em caso do não cumprimento desta regra.
iii. Bandeirola VERDE: Sinalização indicativa de aproximação/chegada aos Pontos de Acolhida (PA’s), onde os ciclistas deverão parar OBRIGATORIAMENTE para carimbo do passaporte.
b. Trekking: Para todas as categorias de Trekking, a sinalização se dará por bandeirolas BRANCAS, e também por sinalização horizontal feita com aplicação de CAL.

4. Segurança do participante:
a. Ambulância disponível no local para eventuais atendimentos de Primeiros Socorros.
b. Veículos de Apoio durante todo o trajeto em todas categorias.
c. Seguro Acidentes, cobrindo eventuais custos de possíveis acidentes durante o Desafio.
d. Portar todos os documentos e equipamentos obrigatórios exigidos no item “5.f” e “5.g” do presente Regulamento.

5. Normas Gerais:
a. Termo de responsabilidade: O Termo de Responsabilidade é um documento que deve ser assinado por todos os participantes do Desafio. Ao assinar este documento o participante assume integralmente todo e qualquer risco, previsto ou não, ao participar do evento (Anexo 1).
b. Direitos de imagem: Ao participar deste evento, cada participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem ou nome, divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos ao Desafio Serra dos Tapes-RS e ao Projeto Via Ecológica, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, patrocinadores ou meios de comunicação e ainda não sendo necessária sua autorização prévia nem cabendo posterior indenização.
c. Premiação: Todos os participantes, independente da modalidade ou categoria escolhida, que concluírem os respectivos percursos dentro do tempo limite estabelecido no item 1 deste regulamento, receberão:
i. Certificado de homologação do 3º Desafio Serra dos Tapes-RS;
ii. Medalha de participação alusiva ao 3º Desafio Serra dos Tapes-RS;
iii. Somente os ciclistas da Categoria Pro serão premiados com Troféu alusivo ao 3º Desafio Serra dos Tapes-RS.
d. Acesso ao local de concentração: O local de concentração do evento será a Comunidade Nº Senhor do Bonfim, localizada a 250 metros do trevo da Cascata (Pelotas), conforme a indicação a seguir:

Figura 1. Representação do acesso ao local de concentração. Fonte: Google Maps, 2018.

e. Orientação e apoio
i. Será disponibilizado aos participantes os links dos trajetos de cada categoria, Carta de navegação e Passaporte que deverá ser carimbado nos Pontos de Acolhida e Hidratação. Também serão disponibilizados arquivos GPX, KMZ e rota no Strava. Os ciclistas ainda contarão com sinalização do trajeto.
ii. Serão disponibilizados veículos de apoio em todas as categorias.

f. Equipamentos Obrigatórios à Modalidade MTB
i. Bicicleta em boas condições;
ii. Uso de capacete, luvas e roupas apropriadas para prática de MTB;
iii. Câmara de ar reserva, kit remendo e bomba de inflar;
iv. Placa de identificação entregue no Kit do Participante;
v. Passaporte entregue no Kit do Ciclista;
vi. Documento pessoal (RG/CNH);
vii. Ciclocomputador, aparelho celular e/ou GPS com aplicativo de georreferência (strava, endomondo, etc).

g. Equipamentos Obrigatórios à Modalidade Trekking
i. Calçado adequado à modalidade Trekking ou Corrida;
ii. Uso de roupas apropriadas para prática de Trekking ou corrida;
iii. Garrafa ou Mochila de Hidratação (recomendável, porém é opcional);
iv. Placa de identificação entregue no Kit do Participante;
v. Passaporte entregue no Kit do Participante;
vi. Documento pessoal (RG/CNH).

6. Inscrições
a. Itens e Serviços Inclusos no valor da inscrição
i. Participação no evento;
ii. Kit do participante do 3º Desafio Serra dos Tapes contendo Ecobag, Placa de Identificação, Pasta, Passaporte,         Carta de Navegação, Adesivo personalizado, Impressos promocionais e outros itens;
iii. Visitação aos empreendimentos onde serão os Pontos de Acolhida (PA’s):
● Recanto Negrinho do Pastoreio – Km 17 – Categorias MTB Esporte e Pró;
● Sítio Amoreza – Km 28,5 – Categorias MTB Esporte e Pro;
● Hotel Fiss – Km 55 – Categorias MTB Esporte e Pro;
● Café Paiol – Km 52 – Categorias MTB Esporte e Pro;
● Colonial Fungi – Km 67 – Categorias MTB Esporte e Pro;
● Propriedade Agroflorestal Schiavon – Km 72 – Categorias MTB Esporte e Pró;
● Casa Gruppelli – Km 82 – Categorias MTB Pró;
● Recanto Colonial – Km 105 – Categoria MTB Pro.
iv. Serviço de apoio e monitoramento dos participantes;
v. Pontos de Hidratação com água e frutas disponíveis;
vi. Traslado entre a Propriedade Agroflorestal Schiavon e Local de concentração do Evento – categoria MTB Esporte (Inclui transporte das Bicicletas);
vii. Seguro Acidente que garante o suporte em caso de acidentes a longo do Desafio (Coberturas por atleta: até R$ 10.000 por despesas médicas odontológicas por acidente, até R$ 100.000 invalidez permanente ou morte acidental);
viii. Certificação e premiação para os participantes que completarem o Desafio dentro do limite de tempo de sua respectiva categoria. Medalhas para todas as categorias e Troféu somente para categoria MTB Pro;
ix. Espaço coberto para alojamento coletivo gratuito na Comunidade Nosso Senhor do Bonfim (trazer o necessário: colchonete, barraca, saco de dormir, etc).

b. Locais de inscrição: As inscrições poderão ser realizadas de 2 formas possíveis: ONLINE ou Presencialmente.
i. Inscrição ONLINE: Disponível através dos links disponibilizados no ítem “6.c” deste regulamento;
ii. Inscrição PRESENCIAL: Pode ser realizada nos endereços:
● JL Casarin (Pelotas): Rua Bento Gonçalves, 3900 (esquina Mal. Deodoro).
● Agência PXP (Pelotas): Rua XV de Novembro, 617 (sala 2).
● Hotel Fiss (Morro Redondo): Av. Jacarandá, 30.

c. Valores de Inscrição (acréscimo de R$5 para inscrições ONLINE)
i. 1º LOTE (efetuadas até dia 18/nov)::
MTB Iniciante: R$ 55 por pessoa; Pagamento ONLINE no link https://pag.ae/7Ue2U5GhJ
MTB Esporte: R$ 80 por pessoa; Pagamento ONLINE – no link https://pag.ae/7Ue2UucTJ
MTB Pro: R$ 105 por pessoa; Pagamento ONLINE no link https://pag.ae/7Ue2UP4Er
Trekking Curto: R$ 55 por pessoa; Pagamento ONLINE no link https://pag.ae/7Ue2V9R4r
Trekking Longo: R$ 65 por pessoa; Pagamento ONLINE no link https://pag.ae/7Ue2VsJ65

ii. 2º LOTE (efetuadas entre os dias 19/nov e 1º/dez):
MTB Iniciante: R$ 75 por pessoa;
MTB Esporte: R$ 100 por pessoa;
MTB Pro: R$ 125 por pessoa;
Trekking Curto: R$ 75 por pessoa;
Trekking Longo: R$ 85 por pessoa;

* Concedemos desconto de 20% na inscrição de ciclistas associados à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC). Para acessar o desconto, solicite inscrição através do email contato@serradostapes.com.br com cópia de um documento de identificação com foto em anexo. O email será respondido com informações detalhadas e o link de pagamento ONLINE com o valor de desconto.

d. Passo-a-passo para se inscrever:
i. LEIA ATENTAMENTE TODOS os itens deste Regulamento;
ii. Preencha o Formulário Online de Inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuii8C7_Msq9jTA4-DP3WnKq62cjg5VOYPC3CpD5MM5jk06Q/viewform
iii. Realize o pagamento ONLINE ou PRESENCIAL:
Pagamento ONLINE – Pagamento da Taxa de Inscrição disponíveis nos ítens 6.c” deste regulamento;
Pagamento PRESENCIAL nos parceiros:
JL Casarin (Pelotas): Rua Bento Gonçalves, 3900 (esquina Mal. Deodoro).
Agência PXP (Pelotas): Rua XV de Novembro, 617 (sala 2).
Hotel Fiss (Morro Redondo): Av. Jacarandá, 30.

e. No caso de Desistência: O reembolso do valor da inscrição para o participante inscrito que não comparecer no dia e local do evento só será realizado através de prévio aviso à coordenação do Desafio pelo email contato@serradostapes.com.br no prazo máximo de 72 horas após a efetuação do pagamento da taxa de inscrição. Após este prazo, a organização não reembolsará o valor da inscrição.

f. Idade mínima: A participação de menores de idade somente será permitida mediante o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

7. Cronograma do Evento:
6:00 às 7:00 – Retirada do Kit do Participante e Check-list dos documentos e equipamentos obrigatórios no item 5.f e 5.g deste regulamento.
7:30 – Largada Oficial por categorias
11:30 às 14:00 horas – Almoço na Comunidade Nº Sº do Bonfim.
15:00 18:00 – Oficinas diversas na Comunidade Nº Sº do Bonfim (Local de concentração do evento); Gastronomia e Produtos Coloniais; Chopp artesanal; diversas outras atrações.
18:30 às 19:30 – Música ao Vivo
19:30 – Encerramento Oficial do 3º Desafio Serra dos Tapes-RS

8. Alimentação:
a. Almoço na Comunidade Nº Sº do Bonfim – Salada verde, salada de batata com maionese, arroz, massa, coxa e sobrecoxa de frango pelo valor de R$25 pagos no local (valor do almoço não incluído na inscrição). Bebidas à parte;
b. Almoço no Café Paiol – Café Colonial com produtos agroecológicos familiares pelo valor de R$ 28 pagos no local (valor do almoço não incluído na inscrição). Bebida inclusa.
c. Almoço na Propriedade Agroflorestal Schiavon – Almoço agroecológico pelo valor de R$ 28 pagos no local (valor do almoço não incluído na inscrição). Bebida inclusa.
d. Reservas: A escolha do local de almoço dos participantes deverá ser feita no preenchimento do Formulário Online de Inscrição disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuii8C7_Msq9jTA4-DP3WnKq62cjg5VOYPC3CpD5MM5jk06Q/viewform

* Na escolha do local de almoço o participante deve levar em consideração a localização do empreendimento que oferece este serviço (Comunidade Nº Sº Bonfim – próxima ao Marco Zero; Café Paiol – Km 52 da Via Ecológica; Propriedade Agroflorestal Schiavon – Km 74 da Via Ecológica).

9. Hospedagem:
a. Serão indicados Hotéis/Hostels e Pousadas em publicações no link do evento https://www.facebook.com/events/273334573505117/;

10. SEJA RESPONSÁVEL COM SEU LIXO
O ciclista e caminhante participante é responsável por guardar seu lixo consigo até encontrar local apropriado para descarte (nos PAs, PH’s e Local de Concentração do evento, por exemplo).

11. Informações adicionais de Contato:
a. Telefone / Whatsapp – (53) 98138-8033 e (53) 98105-5537;
b. Email para contato@serradostapes.com.br;
c. Redes sociais:
i. Instagramhttps://www.instagram.com/serradostapes
ii. Facebook https://www.facebook.com/serradostapes/

12. Este edital poderá sofrer alterações sem aviso prévio:
Solicitamos que o participante interessado acesse esta postagem (Regulamento) periodicamente para se manter atualizado das informações e novidades eventualmente apresentadas.

 

ANEXO 1. Termo de Compromisso

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE E DIREITO DE IMAGEM DO PARTICIPANTE

 

  1. Eu ______________________________________________________ declaro, nesta data e na qualidade de participante, que minha inscrição para participar do 3º Desafio da Serra dos Tapes-RS que acontece no dia 9 de dezembro de 2018, dá-se por minha livre e espontânea vontade.
  2. Reconheço e assumo integralmente os riscos de acidentes que podem ocorrer neste tipo de evento, os quais são significativos e envolvem possibilidade de deslocamentos, luxações, fraturas, paralisia permanente e até morte. Apesar de regras específicas, equipamentos solicitados e minha disciplina apropriada poderem reduzir os perigos inerentes, reconheço que persiste risco de danos.
  3. EU RECONHEÇO E ASSUMO LIVREMENTE TODOS OS RISCOS RELATIVOS AO 3º DESAFIO, CONHECIDOS OU NÃO, assumindo total responsabilidade pela minha participação.
  4. Como participante do 3º Desafio da Serra dos Tapes-RS, comprometo-me a respeitar a legislação vigente, seja ela municipal, estadual ou federal, assumindo toda e qualquer consequência de meus atos no período de duração do evento e naqueles que a antecedem e a sucedem e possam estar relacionados às atividades do evento.
  5. O respeito à natureza em todas as suas formas e o respeito a terceiros, tanto física como moralmente, sejam eles participantes, assistentes, organizadores ou demais pessoas ou bens, é fundamental para que o 3º Desafio da Serra dos Tapes-RS alcance seus objetivos esportivos, sociais e ambientais. Reconheço estas prioridades e comprometo-me a respeitá-las totalmente.
  6. Comprometo-me a, quando observar qualquer perigo possível durante a minha participação no evento, informar à ORGANIZAÇÃO o mais rápido possível.
  7. Tenho conhecimento e aceito que aos organizadores cabe o direito de adiar, cancelar ou modificar o evento. Nenhum reembolso será requerido por mim, por meus outorgados legais, herdeiros ou familiares por cancelamento da prova ou por minha desistência declarada fora do que declara possível o Regulamento Oficial do evento disponível no link https://www.serradostapes.com.br/regulamento-3-desafio-serra-dos-tapes/.
  8. O resgate, quando necessário, dar-se-á caso haja condições favoráveis e que permitam tal operação sem riscos a mim e à equipe de resgate. Portanto, declaro estar ciente de que, independente de sua gravidade ou urgência, o resgate somente ocorrerá quando for possível, se for possível e se para o eventual socorro NÃO houver ou resultar RISCO a mim e à equipe de resgate.
  9. USO DA IMAGEM: Autorizo o uso e divulgação da minha imagem e voz, seja através de fotos, filmes e entrevistas, para veiculações em rádios, jornais, revistas, televisão e demais mídias para fins informativos, promocionais ou publicitários pertinentes ao do 2º Desafio da Serra dos Tapes-RS, sem acarretar ônus à ORGANIZAÇÃO, patrocinadores ou aos próprios meios de veiculação.
  10. Declaro que estou em condições físicas e médicas adequadas para participar do 3º Desafio da Serra dos Tapes-RS. Estou ciente de que antes ou ao longo da mesma pode ser efetuada a qualquer momento avaliação médica por parte da ORGANIZAÇÃO. Caso esta conclua de que minhas condições não permitam uma participação segura para mim e para terceiros, serei excluído da prova sem direito a qualquer ressarcimento ou obrigação por parte da ORGANIZAÇÃO. Estou igualmente ciente que a recusa em submeter-me ao exame implicará igualmente em minha exclusão do evento.
  11. O evento 3​ º Desafio da Serra dos Tapes-RS determina que cada participante seja auto suficiente, no que se refere a alimentação e reparos mecânicos. A ORGANIZAÇÃO não tem obrigação de prover alimentos, hidratação e reparos mecânicos além dos relatados em seu Regulamento, e se o fizer não poderei fazer qualquer exigência de escolha e oportunidade de oferta de alimentos, líquidos e reparos.
  12. Todos os PAs e PH’s (Pontos de Controle e Hidratação) tem tempo de abertura e fechamento pré-estabelecidos. Os ciclistas e caminhadores/corredores deverão chegar aos PAs e PH’s até o prazo final de fechamento, sob pena de desclassificação. Os ciclistas e caminhantes/corredores desclassificados (principalmente por atraso) serão convidados a se retirar da prova e não pedalar/caminhar/correr mais, devendo, dentro das possibilidades da organização, utilizar resgate para retorno ao ponto de partida. A organização do evento não assume nenhuma responsabilidade em relação aos ciclistas/corredores/caminhadores que tenham sido desclassificados da prova e que, após comunicação por parte dos organizadores, insistam em continuar pedalando/caminhando/correndo no trajeto.
  13. DECLARO ESTAR CIENTE DE TODOS TERMOS DO REGULAMENTO DO 3º DESAFIO SERRA DOS TAPES-RS DISPONÍVEL NO LINK http://www.serradostapes.com.br/regulamento-3-desafio-serra-dos-tapes/, CUJA ÍNTEGRA LÍ, ENTENDÍ E CONCORDEI PLENAMENTE, COMPROMETENDO-ME A ACATAR TODAS AS NORMAS ALI CONTIDAS E AS DECISÕES DA ORGANIZAÇÃO. APÓS TER LIDO ESTE TERMO DE RESPONSABILIDADE E ACORDO DE IMPLICAÇÃO DE RISCOS E TENDO COMPREENDIDO SEUS TERMOS, ENTENDO QUE ESTOU DESISTINDO DE DIREITOS SUBSTANCIAIS ATRAVÉS DE SUA ASSINATURA, A QUAL FAÇO LIVRE E VOLUNTARIAMENTE, SEM QUALQUER COERÇÃO.

Estando compreendidas e analisadas as condições para participação no 3º Desafio Serra dos Tapes, assino o presente instrumento:

CIDADE E DATA:_________________________________________________________

CATEGORIA SELECIONADA: _________________________________________________

RG DO PARTICIPANTE:_____________________________________________________

ASSINATURA DO PARTICIPANTE: _____________________________________________

 

* No caso de menores de 18 anos:

RG DO PAI OU RESPONSÁVEL: ________________________________________________

ASSINATURA DO PAI OU RESPONSÁVEL: ________________________________________

* ESTE TERMO DE COMPROMISSO SERÁ ENTREGUE IMPRESSO JUNTO AO KIT DO PARTICIPANTE E DEVERÁ SER ASSINADO À MÃO PELO PARTICIPANTE INSCRITO E ENTREGUE À ORGANIZAÇÃO NO MOMENTO DO CHEKLIST DOS DOCMENTOS E EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS SOLICITADOS NOS ITENS “5.f” e “5.g” DO REGULAMENTO DO 3º DESAFIO SERRA DOS TAPES-RS DISPONÍVEL NO LINK http://www.serradostapes.com.br/regulamento-3-desafio-serra-dos-tapes/.

 

By | 2018-10-15T10:15:44+00:00 outubro 13th, 2018|Morro redondo, Pelotas, Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário