Pelotas

Pelotas 2018-07-05T17:15:45+00:00

A Serra dos Tapes-RS é a região montanhosa da metade sul do RS situada ao sul do rio Camaquã. Corresponde a região fisionômica da Serra do Sudeste e caracteriza-se por sua grande diversidade ecológica, social e cultural.

Originalmente ocupada pelos índios Tapes, da família linguística Tupi Guarani, hoje congrega etnias portuguesa, italiana, francesa, pomerana, sírio-libanesa e africana.

O clima e topografia serranos com ondulações até 430 metros de altitude, associados a uma natureza própria para a agricultura de abastecimento regional de alimentos, propiciam o turismo rural como meio de desenvolvimento socioeconômico do município.

Fundada em 1758 e emancipada em 1812, Pelotas apresenta uma população de aproximadamente 344,4 mil habitantes (IBGE 2017). Destes, 7% reside na zona rural, área que representa 88,26% do total de seu território que é de 1,6mil km².

Aqui no Bioma Pampa você pode observar fragmentos de vegetação típica de Mata Atlântica, onde morros íngremes gradualmente perdem altitude e apresentam formas mais onduladas, caracterizando-se como “coxilhas”.

O predomínio de vegetação herbácea é entrecortada por pequenas e médias formações florestais, formando os conhecidos “capões de mato” ou “capoeiras”. São excelentes locais para recostar à sombra e contemplar a natureza ao redor.

A aventura que você esta prestes a desfrutar irá lhe colocar em contato com experiências de sustentabilidade junto a famílias de produtores agroecológicos e empreendimentos rurais e você poderá contar com serviços de hospedagem, alimentação e suporte.

Desejamos a você uma incrível experiência!

Atrativos

Situada na região que congrega a maior concentração de pequenas propriedades de agricultura familiar da América Latina, a Via Ecológica Serra dos Tapes-RS tem entre seus objetivos, o de apresentar experiências bem sucedidas em agroecologia e empreendimentos rurais aliados a práticas, valores e princípios de sustentabilidade. Hoje, você é parte deste caminho!

Com o clima propício à cultura do pêssego, o Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta no país. Do total de 1.860 produtores no estado, 86% estão aqui na região da grande Pelotas. Desta forma, nos meses de inverno, a paisagem de nossa região ganha sabores especiais e um colorido de encher os olhos.

Pelotas Colonial é um roteiro de turismo rural que reúne empreendedores dos setores de hospedagem, alimentação, cultura, lazer, arte e educação ambiental. A região oferece diferentes opções de entretenimento, tais como: trilhas, banhos de cachoeira, belas paisagens, antigas construções e culinária típica.

Entre tantos regionalismos gaúchos, aqui você encontra muitos “arroios”, que são pequenos riachos ou córregos que escoa a água das chuvas. No caso de Pelotas, os arroios Quilombo e Caneleira drenam o município e, a partir de sua união, dão origem ao arroio Pelotas. O conjunto destes arroios abastecem parte da população e da agricultura local, e ainda proporcionam revigorantes banhos de cachoeira.

Últimas de Pelotas

Curso de Uso da Bicicleta para diversos fins (novembro)

O USO DA BICICLETA PARA DIVERSOS FINS: ÊNFASE EM MECÂNICA & MANUTENÇÃO 15 horas – 5 encontros – mês de novembro   Apresentação: O curso é dirigido a Ciclistas iniciantes e pessoas interessadas em aprender [...]

Regulamento 3º Desafio Serra dos Tapes-RS

O Desafio Serra dos Tapes - RS é um evento promovido pela equipe gestora do Projeto Via Ecológica e realizado na região da Serra dos Tapes-RS, no interior dos municípios de Pelotas e Morro Redondo. [...]

Por que uma Via Ecológica?

Foto em destaque: Ana Teresa Fotografia A promoção de estratégias para o Desenvolvimento Sustentável de uma região não é algo simples de se desenvolver. Principalmente, por envolver ações específicas em variados meios e instâncias sociais. [...]