A Serra dos Tapes-RS é a região montanhosa da metade sul do RS situada ao sul do rio Camaquã. Corresponde a região fisionômica da Serra do Sudeste e caracteriza-se por sua grande diversidade ecológica, social e cultural.
Originalmente ocupada pelos índios Tapes, da família linguística Tupi Guarani, hoje congrega etnias portuguesa, italiana, francesa, pomerana, sírio-libanesa e africana.
O clima e topografia serranos com ondulações até 430 metros de altitude, associados a uma natureza própria para a agricultura de abastecimento regional de alimentos, propiciam o turismo rural como meio de desenvolvimento socioeconômico do município.
Fundada em 1758 e emancipada em 1812, Pelotas apresenta uma população de aproximadamente 344,4 mil habitantes (IBGE 2017). Destes, 7% reside na zona rural, área que representa 88,26% do total de seu território que é de 1,6mil km².
Aqui no Bioma Pampa você pode observar fragmentos de vegetação típica de Mata Atlântica, onde morros íngremes gradualmente perdem altitude e apresentam formas mais onduladas, caracterizando-se como “coxilhas”.
O predomínio de vegetação herbácea é entrecortada por pequenas e médias formações florestais, formando os conhecidos “capões de mato” ou “capoeiras”. São excelentes locais para recostar à sombra e contemplar a natureza ao redor.
A aventura que você esta prestes a desfrutar irá lhe colocar em contato com experiências de sustentabilidade junto a famílias de produtores agroecológicos e empreendimentos rurais e você poderá contar com serviços de hospedagem, alimentação e suporte.
Desejamos a você uma incrível experiência!
Atrativos
Com o clima propício à cultura do pêssego, o Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta no país. Do total de 1.860 produtores no estado, 86% estão aqui na região da grande Pelotas. Desta forma, nos meses de inverno, a paisagem de nossa região ganha sabores especiais e um colorido de encher os olhos.
Pelotas Colonial é um roteiro de turismo rural que reúne empreendedores dos setores de hospedagem, alimentação, cultura, lazer, arte e educação ambiental. A região oferece diferentes opções de entretenimento, tais como: trilhas, banhos de cachoeira, belas paisagens, antigas construções e culinária típica.
Entre tantos regionalismos gaúchos, aqui você encontra muitos “arroios”, que são pequenos riachos ou córregos que escoa a água das chuvas. No caso de Pelotas, os arroios Quilombo e Caneleira drenam o município e, a partir de sua união, dão origem ao arroio Pelotas. O conjunto destes arroios abastecem parte da população e da agricultura local, e ainda proporcionam revigorantes banhos de cachoeira.
Últimas de Pelotas
Serra dos Tapes RS na Revista Bicicleta
A Revista Bicicleta aborda as relações entre a bicicleta e seus usuários em suas diversas modalidades. Agrega e interage com os amantes do pedal, com bicicletarias, clubes e associações de ciclistas, indústrias de peças, equipamentos, com destaque para [...]
Resultados do 6º Desafio Serra dos Tapes-RS / etapa Pelotas 2019
Encerrando a temporada de eventos de 2019, o Projeto Via Ecológica realizou o a última etapa 2019 do evento Desafio Serra dos Tapes-RS - que aconteceu domingo - 24/nov - em Pelotas. Participaram 120 ciclistas [...]
Propriedade Agroecológica Schiavon – Turismo Rural
A Propriedade Agroecológica Schiavon se localiza na Colonia São Manoel, 8º Distrito de Pelotas (Rincão da Cruz) e é uma das maiores referências regionais de agricultura ecológica, apresentando o 1º Sistema Agroflorestal certificado do estado [...]