Experiências ecológicas

//Experiências ecológicas
Experiências ecológicas 2018-05-08T23:40:34+00:00

Ovos orgânicos

Criação de galinhas poedeiras com práticas exclusivamente orgânicas em um ambiente sadio e alimentadas com alimentos que dispensam uso de agrotóxicos, altamente nutritivos e saborosos.

Viva essa experiência

Permacultura

A permacultura apresenta princípios de responsabilidade pelas gerações futuras. Baseada no cuidado com a terra, com as pessoas e a partilha, famílias de constroem seus espaços trabalhando com, e a favor da natureza, incentiva a cooperação, a integração e a reciclagem de energia.

Viva essa experiência

Trilhas ecológicas

Caminhar à sombra da mata nativa e conhecer a fauna e flora dos cerros, vales e campos da Serra dos Tapes é uma verdadeira imersão no bioma Pampa.

Viva essa experiência

Agroecologia

Um dos movimentados cenários da Serra dos Tapes-RS é o da produção agroecológica familiar de alimentos. São diversas famílias agricultoras que disponibilizam alimentos de qualidade em feiras agroecológicas e locais variados de comercialização. Aliada ao turismo de experiência, criam-se novas e ótimas oportunidades de desenvolvimento rural.

Viva essa experiência

Agroindústrias

Uma estratégia bastante eficaz de agregar valor aos produtos in natura produzidos pelas famílias agricultoras, ganhando maior valor agregado e prolongando sua vida útil. São panificados, doces coloniais e diversos outros produtos deliciosos.

Viva essa experiência

Agrofloresta

Baseado nos princípios da agricultura sintrópica, os sistemas agroflorestais são métodos de produção que permitem ampliar o número de espécies cultivadas em uma mesma área, otimizando o espaço e trazendo amplos benefícios ao ambiente e sociedade de modo geral.

Viva essa experiência

Bioma pampa

Aqui no Pampa você pode observar fragmentos de vegetação típica de Mata Atlântica. Morros íngremes gradualmente perdem altitude e apresentam formas mais onduladas, formando o que chamamos de “coxilhas”, onde o predomínio de vegetação é herbácea, entrecortada por pequenas e médias formações florestais secundárias, também chamadas de “capoeiras”.

Viva essa experiência