PROJETO VIA ECOLÓGICA – COLETIVO DE FORMAÇÃO

//PROJETO VIA ECOLÓGICA – COLETIVO DE FORMAÇÃO

PROJETO VIA ECOLÓGICA – COLETIVO DE FORMAÇÃO

No último dia 04/setembro (terça-feira) aconteceu mais um encontro de qualificação do Projeto Via Ecológica. Estiveram presentes representantes da equipe gestora do projeto e empreendimentos parceiros, que discutiram sobre importantes pautas, como (1) a apresentação dos novos integrantes da equipe gestora; (2) a recente parceria do Projeto Via Ecológica com a Agência Pxp – Publicidade Inteligente; (3) os novos produtos/roteiros de Cicloturismo, MTB e caminhada; e (4) o lançamento do 3º Desafio Serra dos Tapes-RS de MTB que acontecerá dia 9 de dezembro deste ano.

Para garantir a contínua qualificação dos agentes vinculados ao Projeto Via Ecológica, estão sendo realizadas reuniões periódicas de formação estratégica, coordenadas pela equipe gestora. Os objetivos plurais destes encontros visam aprofundar conhecimentos específicos sobre o perfil e necessidades do cicloturista, do ciclista esportivo (MTB), dos caminhadores e peregrinos, além do turismo de experiência ecológica, pauta-primordial do produto turístico Via Ecológica Serra dos Tapes-RS.

Os encontros de qualificação do grupo acontecem um em cada uma das 8 propriedades parceiras do Projeto. Este método contribui para maior troca de experiências e conhecimentos entre os empreendedores parceiros sobre as práticas adotadas em cada uma das propriedades.

Neste último encontro, o local escolhido foi o Sítio Amoreza, que nasceu de uma combinação de sonhos e ideais, sentimentos e anseios de um mundo diferente. Trata-se de um espaço coletivo no meio rural, construído e administrado por pessoas que saíram da cidade e trabalham atualmente com permacultura, bioconstrução, educação ambiental e terapias holísticas. Outro diferencial é a gastronomia ovolactovegetariana – uma diversidade de cores e sabores que nutrem não apenas o corpo, mas os olhos e a alma do visitante.

Da esquerda para a direita: Leonardo Reichert (Via Ecológica); Maria Flor, Cauê e Pedro Vieira (Sítio Amoreza); Luciano Tietz (Recanto Colonial); Jéssica Corrêa (Via Ecológica); Maurício Schaidhouer (Sebrae); Ricardo Gruppelli (Casa Gruppelli); Leandro Karam (Via Ecológica); Luana Schiavon (Propriedade Agroflorestal Schiavon / PAS); Bruno Fagundes (Via Ecológica) e Rosana Bosenbecker (Via Ecológica).

EQUIPE GESTORA

Hoje, a gestão do projeto Via Ecológica é estruturada em 5 setores organizacionais e composta por 5 profissionais qualificados, além de 8 empreendedores parceiros: Os 5 setores organizacionais são os seguintes:

(1) Núcleo Gestor – Leandro Karam e Leonardo Reichert; (2) Comunicação & Marketing – Bruno Cavalheiro e Rosana Bosenbecker; (3) Relações Comerciais – Jéssica Corrêa; (4) Empreendimentos Parceiros; (5) Público – Você!

PARCERIA & PUBLICIDADE INTELIGENTE

A parceria com a Agência Pxp – Publicidade Inteligente, foi um salto qualitativo que pode ser percebido nos materiais publicitários que serão veiculados a partir de outubro. A Agência Pxp está inserida como um apoiador do Projeto Via Ecológica, auxiliando de forma direta na identidade visual e na elaboração de novos materiais gráficos e impressos.

PRODUTOS VIA ECOLÓGICA SERRA DOS TAPES-RS

No mês de julho tivemos a presença de 2 experientes caminhantes (Aline Medeiros e Luiz Capra) que vieram de Porto Alegre para – sob caráter experimental – percorrerem aproximadamente 120km da Via Ecológica por 5 dias e 4 noites. Esta experiência possibilitou uma série de reflexões e novidades para o presente e futuro do projeto.

Entre as novidades, estão: (1) a elaboração de roteiros de caminhadas para o desfrute também de peregrinos, corredores e caminhadores junto às experiências propostas pelo Projeto Via Ecológica; (2) a definição da modalidade MTB como pacote turístico-esportivo que contempla o roteiro de 3 dias e 2 noites, lançado em maio deste ano; (3) a formatação de um roteiro de Cicloturismo com menor quilometragem diária (mínima de 17km/dia e máxima de 31km/dia), acessível para um público mais amplo e que estende e aprofunda ainda mais o tempo de permanência e trocas de experiências dos viajantes e as famílias que os acolhem ao longo de 6 dias e 5 noites de aventura.

3º DESAFIO SERRA DOS TAPES-RS DE MTB

Trata-se de um evento de mountain bike (MTB) promovido pela coordenação do projeto Via Ecológica. A 3ª edição do evento acontecerá dia 9 de dezembro, na Cascata (5º Distrito), envolvendo os municípios de Pelotas e Morro Redondo. O evento está se consolidando entre ciclistas da Zona Sul do Estado e hoje atrai novos olhares de ciclistas de outras regiões, assim como de países vizinhos, como o Uruguai. Maiores informações no link https://www.facebook.com/events/273334573505117/.

 

Você tem interesse em vivenciar as mais belas paisagens e desafiadoras estradas da Serra dos Tapes?

Você gostaria de testemunhar inspiradoras histórias de famílias que fazem do meio rural um berço de oportunidades de geração de renda e valorização cultural?

Você gostaria de aprender mais sobre verdadeiras transformações da produção rural, passando de um modelo convencional para modelos ecológicos e sustentáveis de vida?

Então você precisa conhecer a Via Ecológica Serra dos Tapes-RS. Maiores informações podem ser solicitadas em nosso portal www.serradostapes.com.br, pelo email contato@serradostapes.com.br ou pelos telefones (53) 98138 8033 / (53) 98105 5537.

Viva este ECO!

 

By | 2018-09-21T12:50:59+00:00 setembro 21st, 2018|Morro redondo|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário