Canguçu é destaque em Cicloturismo no RS

//Canguçu é destaque em Cicloturismo no RS

Canguçu é destaque em Cicloturismo no RS

O município predominantemente rural de Canguçu, também conhecido como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, está dando importantes passos para a diversificação das atividades econômicas a partir do Turismo Rural e seus diversos segmentos, como o Cicloturismo.

Nesse sentido, foi criado um grupo de Turismo Rural no município, integrado por diversas famílias que desenvolvem diferentes atividades em suas propriedades.

Com envolvimento de instituições locais – como a Prefeitura de Canguçu, Emater, Acican e outros grupos – foi identificado o anseio das famílias em diversificar suas fontes de renda. Assim, o Turismo Rural passou a ser trabalhado para gerar visibilidade e atração de novos nichos de mercado e desenvolvimento.

Neste sentido, visando fortalecer este processo, a coordenação do Projeto Via Ecológica foi convidada a apresentar as ações da Rede de Cicloturismo Via Ecológica Serra dos Tapes ao grupo. A partir do encontro com o Biólogo, Pós-graduando em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e gestor do Projeto Via EcológicaLeandro Karam – o grupo foi sensibilizado quanto ao potencial natural de Canguçu para a prática do ciclismo de montanha (MTB) e convidado a sediar a 5ª edição do Desafio Serra dos Tapes-RS – evento já consagrado na região.

Para viabilizar o evento no município envolvendo as propriedades rurais, foi desenvolvido um trabalho de capacitação do grupo para conhecer o perfil e necessidades específicas dos ciclistas, com vistas à agregar este segmento à oferta turística local. O evento foi realizado no dia 29 de setembro foi um sucesso, reunindo mais de 100 ciclistas, e é destaque no programa Agroband do dia 12 de outubro do presente ano (assista o vídeo abaixo).

De acordo com o planejamento das ações para 2019, a formação do grupo para qualificação da oferta do MTB e cicloturismo em Canguçu está em fase de avaliação e elaboração do plano de trabalho para 2020. As atividades tem o objetivo de integrar as propriedades do município na Rede de Cicloturismo Via Ecológica Serra dos Tapes-RS.

Além disso, o município já se organiza para lançar ainda em novembro deste ano, o roteiro de turismo que envolve as 7 propriedades que participaram do 5º Desafio Serra dos Tapes de MTB e Cicloturismo.

As propriedades que irão incluir o roteiro são as seguintes:

PARTICIPE DO 6º DESAFIO SERRA DOS TAPES-RS – ETAPA PELOTAS

#InscriçõesAbertas (1º Lote até 11/nov)
🚴‍♂️ MTB Pro – 112km; Altimetria: aprox. 2.800m;
🚴‍♂️ MTB Esporte – 68km; Altimetria: aprox. 1.600m;
🚴‍♂️ CICLOTURISMO – 35km; Altimetria: aprox. 700m.
🚴‍♀️🚴‍♂️🚴‍♀️🚴‍♂️🌿
ACESSE O REGULAMENTO >>> bit.do/regulamento6desafio 

+ Informações

email contato@serradostapes.com.br

ou pelo telefone/Zap – 53 981388033

By | 2019-10-18T10:37:59+00:00 outubro 18th, 2019|Canguçu|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário