O que é um bairro bike friendly

//O que é um bairro bike friendly

O que é um bairro bike friendly

Não existe um conceito específico que defina o termo bike friendly. No entanto, a tradução literal em português – “amigável à bicicleta” – reúne um conjunto de características que favorecem o uso da magrela de diversas maneiras.

Disponibilizar bicicletas de uso compartilhado, oferecer serviços de limpeza e manutenção, proporcionar segurança viária e espaços para acomodação de forma segura e adequada junto a estabelecimentos são apenas algumas das iniciativas bike friendly possíveis.

Em espaços urbanos mais amplos, como bairros ou cidades inteiras, a adoção de desenhos arquitetônicos que favorecem a escolha de modos “ativos” de deslocamento (a pé, de bicicleta ou transporte coletivo) também contribui para acalmar a intensidade de tráfego, trazendo maior sensação de tranquilidade e diversificação de uso destes espaços.

Por que adotar o conceito bike friendly?

Ambientes assim fazem bem à saúde! Seja na esfera individual ou coletiva, investir neste conceito traz incontáveis vantagens. Geração de bem-estar, segurança, valorização da região, dos empreendimentos nela instalados, melhora da qualidade ambiental, redução de custos em saúde e otimização da economia local são algumas delas.

Qual o principal resultado destas iniciativas? Em resumo… pessoas saudáveis e de bem com a vida!

Bike friendly para quem?

Ao contrário do que se pode pensar, o conceito bike friendly não beneficia apenas usuários ciclistas, mas toda a comunidade que também irá desfrutar de um ambiente melhor.

Além de usuários da bicicleta, iniciativas bike friendly encorajam o surgimento de novos ciclistas, dão oportunidades a empresas apresentarem diferenciais competitivos ainda pouco explorados. Este contexto também encoraja gestores públicos a melhor alinharem suas políticas aos princípios e valores de sustentabilidade.

Quais são os desafios?

Não existe mudança sem enfrentar desafios. Para desenvolver um bairro “amigo da bicicleta” é preciso investir na esfera da “mentalidade”. Por muito tempo associamos o carro e estilo de vida ligado ele, como símbolo de status social. Porém, trata-se de um estilo de vida mais propício ao sedentarismo e a individualidade. A cultura dos motorizados ainda está fortemente vinculada à matriz energética de combustíveis fósseis (petróleo), com consequente impacto negativo às mudanças climáticas que representam um dos maiores desafios globais da atualidade.

Devolver à bicicleta seu status social de saúde, inteligência, sociabilidade, autonomia, cuidado com o ambiente, entre outras vantagens, é parte fundamental de nosso propósito!

Texto de @biokaram @pedalcurticeira

Seja nosso parceiro!

O bairro Cidade Alta está buscado meios de proporcionar a seus investidores e usuários, iniciativas modernas de desenvolvimento, mais alinhadas ao futuro Sustentável e melhor para todos! Quer ser nosso parceiro nesta jornada?

Entre em contato:

 

By | 2022-04-12T12:48:26+00:00 abril 12th, 2022|Sem categoria|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário